O tempo já está mudando em parte do Brasil. A partir desta quarta-feira (17), partes do país devem contar com a chegada de mais uma frente fria. E tal condição climática não estará só. Há o risco de temporais, com ventania e granizo, em algumas áreas do país.
Nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a chegada de uma nova frente fria é esperada. Em Aquidauana, no interior sul-mato-grossense, o dia começou com o acumulado de 78 milímetros — em decorrência das chuvas.
Onde terá temporais, ventania e granizo?
Dependendo da localidade, a chuva não vem sozinha. Há alerta de ventania e granizo em diversas áreas, como no interior da região Sul, em Mato Grosso do Sul e no oeste paulista. Tal condição pode ocorrer devido a uma área de baixa pressão que se forma no interior da América do Sul.
Temporais? Chuva com baixos volumes
Na quinta-feira (18), a chuva se espalha pelo sul e sudoeste de Mato Grosso, mas com baixos índices acumulados. Deve chover também em Rondônia. “Embora os volumes não sejam altos, a chuva pode ser acompanhada de ventania e granizo nestes dois estados”, informa a Climatempo.
Massa polar e possibilidade de neve
A entrada de uma nova massa polar despenca as temperaturas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Isso ocasionará na possibilidade de ocorrência de neve e precipitação invernal nas regiões serranas dos dois estados. Pode, ainda, nevar em áreas do sul do Paraná.
O tempo severo é esperado na maior área do Paraná, em Mato Grosso do Sul, interior de Mato Grosso, São Paulo, sul de Minas Gerais e litoral sul do Rio de Janeiro. Isso ocorre devido ao deslocamento da frente fria e a formação de um corredor de umidade que vem do continente.
Chuva em Goiás e geadas no Sul
A chuva persiste em Rondônia, Amazonas, Amapá, Roraima, norte do Pará e na faixa leste do Nordeste. Após vários dias sem chuva, é esperado que pancadas isoladas ocorram no interior de Goiás. Depois disso, pode-se ter geadas amplas principalmente no Sul do Brasil, com riscos maiores para o trigo em floração no Paraná.