Saiba como o clima irá se comportar no próximo fim de semana em todas as regiões do Brasil:
Sábado (2)
Sul
O final de semana vai começar com tempo instável e previsão de chuva forte e volumosa no sul do Brasil devido a formação de uma nova frente fria que recebe o suporte de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente.
Os volumes podem variar entre 30 e 150 milímetros até o final do dia, além de serem esperados ventos de até 70 km/h, raios e queda de granizo. O risco para transtornos e danos é alto na região.
Sudeste
No decorrer deste sábado, o tempo pode mudar na maior parte de São Paulo e também no Triângulo Mineiro, em que são esperadas pancadas de chuva intercaladas com períodos de sol e calor.
Em áreas mais próximas ao Paraná, a chuva pode ganhar força e não se descarta o potencial até para queda de granizo. No Vale do Paraíba, no Rio de Janeiro e na maior parte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, tempo firme e ensolarado.
Centro-Oeste
O primeiro sábado de setembro será marcado pelas pancadas de chuva no Brasil central, com destaque para Mato Grosso do Sul – que pode registrar temporais com chuva forte e volumosa.
Ventos de até 70 km/h podem ser registrados, além de trovoadas, raios e queda de granizo devido a aproximação de uma frente fria que recebe o suporte de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente.
Nordeste
Com a circulação de ventos úmidos que sopram do mar contra a costa, são esperadas pancadas isoladas e sem grandes acumulados na faixa que vai desde o sul da Bahia até a Paraíba. Enquanto isso, nas demais áreas da região nordestina, o tempo seco predomina.
Norte
Neste sábado, a chuva volta a ficar mais concentrada na faixa oeste, desde Roraima até Rondônia, e ainda assim, de maneira isolada e sem grandes acumulados. Já no Pará, no Amapá e no Tocantins, a expectativa é de sol ao longo do dia.
Domingo (3)
Sul
Temporais ainda se espalham pelo Sul neste domingo e a chuva continua intensa, com acumulados expressivos, não se descartando o potencial para transtornos.
O tempo segue instável por conta da atuação de uma frente fria que ainda não avança muito. Ventos de até 70 km/h podem ser registrados.
Sudeste
Até o final do domingo, pancadas isoladas podem se espalhar pela maior parte do estado de São Paulo, mas ainda sem grandes acumulados.
O que mais deve chamar a atenção é o vendaval que pode ocorrer com rajadas de até 70 km/h, não se descartando o risco de algum transtorno. Nos demais estados, tempo seco e ensolarado.
Centro-Oeste
Domingo com tempo instável e chance para pancadas de chuva em boa parte de Mato Grosso e, principalmente, em Mato Grosso do Sul com risco para tempo severo, com ventos de até 70 km/h, raios e queda de granizo.
O volume pode ser expressivo no sul do estado também devido a aproximação de uma nova frente fria. Em Goiás e Distrito Federal, a previsão é de sol e calor.
Nordeste
O tempo firme se espalha pela maior parte da região, com céu claro e ensolarado sob efeito de uma massa de ar seco. Pode chover de forma isolada e sem grande intensidade apenas nas áreas costeiras desde a Bahia até Pernambuco.
Norte
Pancadas isoladas podem ser registradas no oeste da região desde Rondônia até Roraima. Por conta de instabilidades tropicais, não são esperados grandes acumulados. Já no Pará, Amapá e Tocantins, tempo seco e quente.
___
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.
___
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.