Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Tereza Cristina diz que visitas buscam minimizar perdas nas lavouras

“Resolver tudo não vamos conseguir fazer, mas podemos dar alguns caminhos se fizermos rápido e agora”, disse a ministra da Agricultura

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esteve nesta quarta-feira (12) em Chapecó (SC) para acompanhar a situação dos produtores rurais que sofrem com a estiagem prolongada que afeta Santa Catarina desde novembro do último ano. Em nota, a titular afirmou que a visita teve como objetivo “minimizar as perdas” e “evitar que os agricultores abandonem suas produções”.

“Resolver tudo não vamos conseguir fazer, mas podemos dar alguns caminhos se fizermos rápido e agora”, disse a ministra, que estava acompanhada de representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dos Bancos Central e do Brasil, além do Ministério da Economia. Apesar da grande comitiva, não foram anunciadas novas medidas de combate à estiagem na região.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC), os municípios da região oeste do Estado foram os mais prejudicados, recebendo entre 20% e 40% da média histórica de chuvas para o último mês. Antes de Chapecó, a ministra esteve em Santo Ângelo (RS), onde também visitou propriedades rurais afetadas pela seca.

Segundo o secretário de Política Agrícola do ministério, Guilherme Bastos, a pasta trabalha para dar aos produtores “algum tipo de conforto neste primeiro momento”, com a disponibilização de recursos do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Em Santa Catarina, o panorama de cobertura pelo seguro é de 31% para os plantios de soja e de 42% para o milho.

De acordo com a ministra, a meta é ampliar os recursos do seguro rural para o próximo Plano Safra. “Se você faz um seguro atingindo mais gente, colocando mais gente nesse guarda-chuva, é melhor para o produtor, que paga sua dívida e começa novamente, e para o governo, que não tem que carregar a dívida por anos”, avaliou.

tereza-cristina-chapeco-santa-catarina
Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em Chapecó (SC). Foto: Divulgação/MAPA

Hoje a ministra está no Paraná e deve seguir para o Mato Grosso do Sul, no período da tarde.

Sair da versão mobile