Um tornado atingiu na tarde deste sábado, dia 6, uma propriedade rural em Toledo, no oeste do Paraná. O fenômeno causou a destruição de um galpão de criação de suínos e a morte de dois animais.
As imagens gravadas pela telespectadora Daiana Andréia Müller, que passava em uma rodovia próxima, mostram uma nuvem densa no céu com a formação de uma nuvem funil que toca o chão. O fenômeno foi confirmado pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) como um tornado.
O produtor rural e dono da granja atingida, Marciel Schmidt, informou que a produção de 500 porcos foi salva com a ajuda de alguns vizinhos que conseguiram retirar os animais. Um galpão ficou totalmente destruído e no outro as telhas foram arrancadas pelos fortes ventos e um muro cedeu. O prejuízo estimado chega a R$ 600 mil, mas pode subir porque o levantamento não foi concluído.
De acordo com a meteorologista da Somar Meteorologia, Desirée Brandt, o fenômeno acontece quando há instabilidade na atmosfera. O tempo quente e úmido foi o responsável pela intensificação das as tempestades que formaram este tipo de nuvem.