Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Trump diz que será capaz de fechar acordo comercial com China

Segundo ele, as tarifas impostas aos produtos chineses estão surtindo efeito negativo sobre Pequim, daí o interesse em um pacto definitivo

China
Foto: Andrea Hanks/ White House

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou otimismo sobre o acerto de um acordo comercial mais amplo com a China, embora não tenha dado prazo para que isso aconteça. Segundo ele, as tarifas impostas por seu governo aos importados chineses estão surtindo efeito negativo sobre Pequim, daí o interesse em um pacto definitivo.

“Nossa economia está indo muito bem, mas os problemas já estão aparecendo na economia chinesa. As tarifas estão pensando sobre o crescimento da China e, por isso, eles têm demonstrado interesse em negociar”, afirmou Trump a repórteres na Casa Branca.

Mais cedo, dados da alfândega chinesa mostraram que a balança comercial do país registrou um superávit de US$ 57,06 bilhões em dezembro, depois de um saldo positivo de US$ 44,75 bilhões em novembro. No entanto, as exportações e as importações caíram em base anual, uma vez que as tarifas dos Estados Unidos começaram a ter impacto e a demanda enfraqueceu.

“Estamos indo muito bem com a China. Tenho uma boa relação com o presidente Xi [Jinping] e acredito em nossa estratégia”, disse Trump.

Na semana passada, a China recebeu representantes do governo norte-americano para uma nova rodada de negociações. Segundo a imprensa internacional, os dois lados avançaram na redução de diferenças, especialmente nas compras de bens e serviços norte-americanos e na abertura dos mercados chineses. As conversas acontecem em um período de trégua de 90 dias adotado em dezembro entre Trump e Xi.

Como a guerra comercial entre EUA e China vai afetar a soja em 2019

Sair da versão mobile