Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Vazamento de óleo no RS não deve provocar morte de peixes, diz órgão ambiental

Rompimento de tubo submarino provocou derramamento de 3 mil litros no mar. Segundo Fundação Estadual de Proteção Ambiental, produto é fraco e a quantidade é insuficiente para causar danos

Fonte: Fepam/divulgação

O vazamento de óleo de um terminal da Petrobras em Imbé, no litoral norte do Rio Grande do Sul, ocorrido na noite desta quarta-feira, dia 6, não provocará morte de peixes na região ou no alto mar, para onde a mancha do produto está se deslocando. A informação é do engenheiro químico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) Renato Chagas.

O acidente ocorreu quando um mangote – espécie de tubo submarino – que conectada a um navio petroleiro se rompeu, em função de um forte vento, e acabou derramando cerca de 3 mil litros no mar. A operação de descarga do produto já havia sido suspensa por causa do mau tempo.

O produto derramado em alto mar é de origem árabe e, segundo Chagas, fraco e em quantidade insuficiente para prejudicar os animais. 

“O que vazou é o que restou dentro do mangote. Para o nosso mar é praticamente uma gota d’água” comenta ele, explicando que o litoral gaúcho é aberto, facilitando a dispersão e absorção do óleo.

Sair da versão mobile