Veja como os produtores rurais são tratados na Suíça

Segundo um artigo publicado nesta semana por um jornalista local, o homem do campo é um dos profissionais mais valorizados pelo governo. Veja como funciona o modelo de agronegócio no país europeu

Fonte: Pixabay

A carga tributária e a burocracia são fardos pesados que os agricultores brasileiros enfrentam ano após ano e que dificultam a sobrevivência no campo, que quase sempre resultam em muitos gastos e pouco lucro ao final de cada safra. Mas como será que vivem produtores rurais na Suíça, um dos países mais desenvolvidos do mundo, conhecido pela qualidade de vida de seus cidadãos?

Um artigo do jornalista Peter Siegenthaler publicado no site Swissinfo fala exatamente sobre a valorização do homem do campo em seu país. Nas palavras dele, nenhuma profissão possui uma força política tão grande quanto a de produtor rural.

O setor agrícola suíço é protegido por restrições de importação e subsídios estatais. Com isso, os agricultores recebem uma série de outros privilégios, que vão desde o desconto em impostos até subsídio para compra de combustíveis. Veja como funciona o modelo suíço de proteção ao produtor rural: