Veja como será o tempo nesta segunda

Tempo será firme no Sudeste e Centro-Oeste, mas com temperaturas estarão em declínio 

Fonte: Nara Coelho/Etore Reynaldo

SUL

Na madrugada de segunda, dia 18,  o frio intenso ainda persiste e há chances para mais geada no norte do Rio Grande do Sul, sul e centro de Santa Catarina e no extremo sul do Paraná. No decorrer do dia o tempo segue estável e o sol predomina, amenizando as temperaturas. Ainda tem alguma nebusosidade na faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O que não deixa as temperaturas subirem muito à tarde.

SUDESTE

Na segunda, a frente fria se afasta para o oceano e só influencia na chuva no norte do Espírito Santo. Essa precipitação é de forma fraca e isolada. Nas demais localidades, o tempo fica firme e com o avanço completo da massa de ar frio. Para o sul da região Sudeste, são esperados declínios acentuados das temperaturas, principalmente nos períodos da manhã e da madrugada. Não são descartados os riscos para geadas, durante esses mesmos períodos, nas áreas mais altas de São Paulo e sul de Minas (como em Campos do Jordão, Caldas, Albertina, Monte Verde e Maria da Fé).

CENTRO-OESTE

O tempo segue firme em todo o Centro-Oeste e com à atuação de uma massa de ar frio no sul da região, as temperaturas continuam baixas do centro ao sul de Mato Grosso do Sul, com uma pequena possibilidade de geada, na madrugada, em pontos isolados do extremo sul deste estado. Já sobre o norte de Mato Grosso e no noroeste de Goiás, a sensação do tempo é mais abafado e com risco para umidade do ar baixa, ficando bem próximo dos níveis críticos, ao longo da tarde.

NORDESTE

Uma frente fria, que causou grandes transtornos no sul do país, avança para o Nordeste e causa pancadas de chuva no sul e leste da Bahia. Já a borda de um Vórtice Ciclônico (nos altos níveis da atmosfera) contribui nas chuvas moderadas nas áreas próximas de Salvador, no norte do Piauí, nordeste do Maranhão e todo Ceará. Nas demais localidades, o tempo é firme e com sensação de abafamento. Apenas sobre as áreas da Bahia que sofrem influencia do frente fria e as temperaturas ficam mais baixas.

NORTE

Na segunda, a a área de chuva diminui ainda mais e se concentra mais no noroeste do Amazonas, norte do Pará, leste do Amapá e em Roraima. Em Roraima o risco para volume de água mais elevado é maior. Com o tempo firme e predomínio de sol nas demais áreas da Região Norte, as temperaturas sobem bastante e a umidade cai bastante à tarde, com potencial para ocorrências de queimadas nessas mesmas localidades.