O Corpo de Bombeiros sobrevoou a área inundada após o rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana (MG).
As barragens do Fundão e de Santarém, pertencentes à empresa Samarco, se romperam nesta quinta-feira, dia 5, por volta das 16h30 e inundaram a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração.
Foram atingidos principalmente os distritos de Bento Rodrigues (600 habitantes), Pedras e Paracatu, que são essencialmente agrícolas.
Em Bento Rodrigues há cerca de 15 produtores familiares, parte deles dedicada à pecuária de leite. Acredita-se que foram perdidas mais de 100 cabeças de gado. Também foram afetadas pequenas áreas de cultivo de milho e feijão.
A região também é produtora de pimenta biquinho, usada na fabricação de geleia. As agroindústrias não foram afetadas por estarem em pontos mais altos do município de Mariana.
Já Pedras e Paracatu, outros dois distritos atingidos pela inundação, têm produção de leite de 500 litros por dia e de hortaliças orgânicas.