Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Venda de adubos sofre 2ª queda consecutiva

Na parcial do ano, volume acumulado está 2,1% maior do que em 2016

Fonte: Central Agro/divulgação

Em novembro, a venda de adubos somou 3,28 milhões de toneladas, recuo de 17,77% no comparativo com o mês anterior. De acordo com os números divulgados pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), é o segundo mês consecutivo de queda nas entregas.

Segundo a Scot Consultoria, o movimento já era esperado, passado o período de maior demanda para a semeadura da safra de verão 2017/2018, normalmente entre os meses de maio e setembro.

No acumulado do ano, foram vendidas cerca de 32,08 milhões de toneladas, o que representa crescimento de 2,1% em relação ao mesmo período de 2016. Seguindo o ritmo dos últimos anos, setembro liderou com 4,23 milhões de toneladas.

Com relação aos preços, o dólar firme frente ao real é um fator de alta para as cotações no mercado interno. As cotações dos adubos têm se mostrado mais firmes também no mercado internacional, em função da oferta mais ajustada e boa demanda.

Um levantamento da Scot Consultoria, em São Paulo, aponta que na primeira quinzena de dezembro os preços dos fertilizantes nitrogenados subiram, em média, 0,7%, em relação ao fechamento de novembro.

Para os adubos potássicos e fosfatados, os aumentos médios foram de 1,0% e 0,2%, respectivamente, no mesmo período.

Para a segunda metade de dezembro e para janeiro de 2018, a demanda mais fraca e os estoques de passagem nas indústrias deverão tirar a sustentação dos preços no mercado interno, com possibilidade de quedas. 

Sair da versão mobile