TRAGÉDIA

VÍDEO: avião de pequeno porte cai em canavial de São Paulo

Monomotor estava regular e havia decolado de um clube de voo, mesmo local programado para o pouso

acidente avião canavial sp
Foto: Reprodução Redes Sociais

Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste sábado (15) em um canavial localizado às margens da Estrada Municipal Zulmira Coelho Miranda de Oliveira, no município de Quadra, região metropolitana de Itapetininga, no interior de São Paulo.

De acordo com a Defesa Civil do estado, a queda matou os dois tripulantes. No momento em que as equipes do Corpo de Bombeiros de Tatuí e Sorocaba chegaram ao local, a aeronave estava em chamas e os corpos, carbonizados.

As vítimas eram o piloto Nelson José Ponzoni, de 77 anos, e a psicóloga Vivien Neide Barbosa Bonafer Ponzoni, de 74. Eles eram casados e o homem era dono da aeronave desde 2018.

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), acionado para investigar o acidente, o avião estava regular e tinha autorização para voos durante o dia. De matrícula PU-MSM, a aeronave é um monomotor experimental fabricado em 1999 com capacidade para transportar até 458 kg.

Conforme reportagem do UOL, a aeronave decolou do Clube de Voo Aeroquadra (SIVQ), também no município de Quadra, local que seria o mesmo programado para o pouso após um sobrevoo pela região do interior paulista.

A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que agentes do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) foram direcionados para estabelecer os primeiros primeiros da ocorrência.