O Serviço Geológico do Brasil (SGB) anunciou que realizará o leilão de uma área mineral na Bahia, com um volume estimado de 245 milhões de toneladas de minério diamantífero. Localizado no município de Gentio do Ouro, na Chapada Diamantina, o espaço possui um depósito de diamantes com um total de 1,8 milhão de quilates. O projeto, denominado Diamante de Santo Inácio, abrange cinco áreas de mineração e cobre 2.400 hectares – o equivalente a 3.429 campos de futebol.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Segundo o SGB, os estudos recentes apontam que o teor de diamantes na região é de 0,58 cpht. A oferta será realizada no dia 27 de novembro, a partir das 9h, em Brasília, na sala Plenária da ANM, com o apoio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. Empresas brasileiras e estrangeiras, entidades de previdência complementar e fundos de investimento podem participar individualmente ou em consórcio do leilão.
Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, destacou que o leilão representa uma oportunidade de negócio promissora, principalmente devido ao histórico de produção diamantífera da região. O leilão da área mineral na Bahia será formalizado por meio de um contrato de Promessa de Cessão de Direitos Minerários, que será assinado após o evento pelos representantes da entidade vencedora.