A Volkswagen anunciou no último mês o lançamento do T-Cross, o primeiro SUV compacto da montadora e que chega para competir com modelos como Jeep Renegade, Honda HR-V, Ford EcoSport e Nissan Kicks. De acordo com o presidente da montadora na América Latina, Pablo Di Si, o veículo é o primeiro SUV produzido pela marca no Brasil.
O lançamento, no entanto, será global e cada mercado terá um modelo projetado para o seu público. No caso do Brasil, a fábrica de São José dos Pinhais (PR) será a responsável pela produção da primeira SUV da Volkswagen fabricada em território nacional e que terá, entre outros diferenciais, um maior entre-eixos, com 2,651 metros e altura de 1,568 metro.
“Nosso novo SUV oferece espaço surpreendente na cabine. Um dos elementos responsáveis por isso é a Estratégia Modular MQB – que permite grande flexibilidade de construção. E a posição de dirigir é mais elevada, típica de SUVs, o que colabora para melhorar o espaço interno”, disse a montadora por meio de comunicado.
Todas as versões do T-Cross serão equipadas com luz de condução diurna (DRL) em LED, integrada ao farol de neblina ou na própria carcaça do farol quando equipado com faróis full-LED.
O modelo também terá freio a disco nas quatro rodas como item de série e todas as versões serão equipadas com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), que inclui uma série de sistemas como controle de assistência de partida em rampa, o Hydraulic Brake Assist (HBA), que reconhece uma frenagem de emergência e intensifica a parada, o Bloqueio Eletrônico do Diferencial (EDS), que aciona o freio de uma roda com menor tração e, por fim, o Monitoramento de pressão dos pneus (RKA+).
Conectividade
Segundo a Volkswagen, o T-Cross será o primeiro modelo do segmento no Brasil a oferecer a tecnologia IBM Watson. A cabine contará com quatro entradas USB (sendo duas na frente e duas atrás).
Opcionalmente, é possível incluir o Sistema de Infotainment com tela sensível ao toque de oito polegadas; seletor de perfil de condução; Sistema Kessy and Go, para destravamento das portas e partida de ignição apenas com a presença da chave e o Active Info Display, que substitui o quadro de instrumentos tradicional por um totalmente digital.
Motor
Na versão nacional o T-CROS terá motores TSI, que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor. Serão oferecidas duas versões: O 1.0 de 3 cilindros, com 218 cavalos de potência e o 1.4 de 150 cavalos.
Outros detalhes do T-Cross devem ser divulgados até o seu lançamento, previsto para os primeiros meses de 2019.