A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) realizou uma enquete no último sábado (19/11), em seu perfil no Instagram, para que o público pudesse batizar um tamanduá-mirim que nasceu em setembro de 2022. O nome mais votado, com cerca de 1,2 mil votos, foi Scott, uma referência a Scott Lang, personagem das histórias em quadrinhos conhecido por ser o Homem-Formiga.
A ação foi motivada por ser o Dia Mundial do Tamanduá, data que foi criada para sensibilizar as pessoas sobre os tamanduás e os desafios para a sobrevivência das espécies na natureza.
Nomes
As opções para o público escolher eram Leônidas, (sugestão dada pelos tratadores, ao perceberem que ele apresenta uma personalidade forte, assim como o rei de Esparta, Leônidas I); Scott (nome do Homem-Formiga) e Tapecuim (significa “cupim” em alguns dialetos indígenas).
O escolhido faz menção à formiga, um dos principais alimentos da espécie. Com suas garras, os tamanduás são capazes de perfurar duros cupinzeiros. Depois, utilizam a língua, que é convenientemente grudenta, para captar várias formigas.
Piscicultores se reúne para discutir panorama e desafios do setor
Tamanduás
Os tamanduás são mamíferos que pertencem a um grupo chamado Xenathra, ao qual pertencem também os tatus e as preguiças. Surgiram na Terra há mais de 60 milhões de anos na América Latina, na mesma época em que os demais mamíferos gigantes. Atualmente, há 10 espécies de tamanduá, de modo que sete vivem no Brasil. Entre elas, o tamanduá-bandeira, o tamanduá-mirim e cinco de tamanduás.
No Zoológico de Brasília, há duas espécies de tamanduás, o bandeira (sete indivíduos) e o mirim (três indivíduos).
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.