O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente da Argentina, Javier Milei, trataram do acordo entre Mercosul e União Europeia em encontro neste domingo (23), durante visita do presidente argentino à Alemanha.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
De acordo com comunicado à imprensa do porta-voz do governo federal, Steffen Hebestreit, Milei e Scholz “concordaram que as negociações sobre o acordo deveriam ser concluídas rapidamente”. O acordo, finalizado em 2019, precisa ainda ser ratificado pelos blocos.
Milei e Scholz discutiram sobre a possível adesão da Argentina à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o comunicado, o governo alemão apoia a entrada da Argentina no bloco.
Os líderes também abordaram no encontro as relações bilaterais entre os países e debateram economia, comércio, energias renováveis e proteção climática global.
“A Argentina é um dos parceiros econômicos mais importantes da Alemanha na América Latina. A Alemanha e a Argentina estão ligadas por relações estreitas e de longa data, inclusive no G20”, destacou o porta-voz no comunicado.
Scholz e Milei conversaram ainda sobre os planos de reformas da Argentina e o impacto na população. “O chanceler (alemão) sublinhou que, na sua opinião, a tolerância social e a proteção da sociedade deveriam ser critérios importantes”, destacou o comunicado oficial.
Ainda conforme o comunicado do governo alemão, o chanceler alemão e o presidente argentino “concordaram que a Rússia tem nas mãos o fim da guerra contra a Ucrânia”.
A visita oficial de Milei a Scholz foi reduzida, sem declaração conjunta ou coletiva de imprensa. Milei foi recebido com protestos no sábado (22) em Hamburgo, após receber homenagem de uma fundação liberal ligada à extrema direita.