A Petrobras informou nesta quarta-feira, dia 17, que vai aumentar o preço do litro do diesel em R$ 0,10, o que implica uma variação mínima de 4,518% e máxima de 5,147%, nos seus 35 pontos de venda no Brasil. Este aumento, que passa a vigorar a partir de quinta-feira, dia 18, fará o preço subir para R$ 2,2470 na refinaria (+4,84%).
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa explica que o preço estabelecido pela Petrobras representa, em média, 54% do preço do diesel nos postos de serviço.
Segundo a estatal, o preço médio do diesel ao consumidor no Brasil é 13% menor do que a média global, havendo 105 países com preços superiores, segundo a consultoria Global Petrol Prices.
- Preço do diesel no Brasil está 14% abaixo da média mundial, diz consultoria
- Saiba como reduzir custos e ainda aumentar a vida útil do seu trator
A Petrobras informa ainda que o reajuste levou em consideração os mecanismos de proteção, através dos derivativos financeiros, e as variações de demais parcelas que compõem o Preço Paridade Internacional (PPI) com destaque para redução recente do frete marítimo. “A Petrobras reafirma a rigorosa observância do alinhamento de seus preços com a paridade internacional”, diz a empresa.