Banco Central eleva projeção do PIB total em 2024, mas reduz o do agro Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RELATÓRIO TRIMESTRAL

Banco Central eleva projeção do PIB total em 2024, mas reduz o do agro

Documento também mostrou que estimativa sobre indicador que mede volume de investimento produtivo na economia teve salto

PIB Agrícola, Ipea, crescimento
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA

O Banco Central (BC) aumentou a sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024, de 1,9% para 2,3%. A projeção está no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado nesta quinta-feira (27) pela autoridade monetária.

O BC também alterou a estimativa de PIB agropecuário, reduzindo a expectativa de -1% para -2%. A autoridade monetária revisou a projeção para a indústria, de alta de 2,2% para 2,7%. No caso dos serviços, a estimativa positiva passou de 2,0% para 2,4%.

Em relação aos componentes da demanda, o BC alterou a projeção de crescimento do consumo das famílias, de 2,3% para 3,5%. A estimativa para o consumo do governo passou de 1,9% para 1,8%.

O documento de hoje mostra ainda que a projeção para a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) – indicador que mede o volume de investimento produtivo na economia – saltou de alta de 1,5% para 4,5%.

No mais recente relatório Focus, a mediana indica crescimento de 2,09% para o PIB de 2024. O Ministério da Fazenda estima expansão de 2,5%.

Sair da versão mobile