BOM DIA MERCADO

BDM Express: NY tem novo desafio com o PPI

O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos.

BDM Express: NY tem novo desafio com o PPI

A Vale confirmou na noite de ontem que terminou de “forma inconclusiva” a reunião do conselho de administração para decidir se o CEO, Eduardo Bartolomeo, sai ou permanece no comando. Em nota, a mineradora sinalizou novo encontro nos próximos dias, mas sem data certa. Na agenda doméstica desta 6ªF, Galípolo (BC) participa de live da Bradesco Asset, às 10h, neste momento em que o mercado se questiona sobre as chances de Selic terminal de um dígito.

A atenção dos negócios hoje estará concentrada mesmo é nos EUA. O PPI de janeiro (10h30) e as expectativas de inflação de um ano e cinco anos da Universidade de Michigan (12h) servem de termômetro aos preços, depois do choque desta semana com o CPI.

O índice cheio dos preços ao produtor deve reverter a queda de 0,1% em dezembro e registrar alta de 0,1% em janeiro. Na base anualizada, a expectativa é de um avanço de 0,70%, contra 0,98% na medida anterior.  

O PPI tem menos importância do que CPI, que, por sua vez, é menos importante que o PCE, este sim olhado bem de perto pelo Fed. Mas num momento em que cada vírgula conta, o PPI está no foco.

Ontem à noite, durante participação em evento, o Fed boy Raphael Bostic foi mais um a desqualificar como tendência o CPI de janeiro mais alto do que o esperado. Sinalizou que o juro pode não demorar para cair.  Mais três integrantes do Fed falam hoje: Tom Barkin (10h), Michael Barr (11h10) e Mary Daly (14h10).

Divulgadas ontem, a queda inesperada da produção industrial nos EUA e as vendas no varejo mais fracas do que o previsto em janeiro deram alguma mexida nas apostas para o ciclo de cortes de juros pelo Fed. Na ferramenta CME, a chance de o relaxamento monetário começar só em junho continua amplamente majoritária.

O RACHA NA VALE – O Broadcast apurou que, durante a reunião extraordinária do conselho de administração da mineradora sobre o futuro de Bartolomeo, o representante da Cosan, Luiz Henrique Guimarães, se absteve de votar.  O seu nome circula entre os mais cotados para o cargo de CEO, em caso de Bartolomeo não ser reconduzido.

Ainda segundo fonte, a Previ, que tem 2 dos 13 assentos no colegiado, defendeu o encerramento do contrato de Bartolomeo e início do processo sucessório, e contou com o apoio da Bradespar, braço de investimento do Bradesco.

Já dois conselheiros independentes e quatro estrangeiros manifestaram a preferência pela permanência do executivo.

MAIS AGENDA – Três dados de inflação saem aqui: IGP-10/fevereiro (8h) e prévias do IPC-Fipe (5h) e IPC-S (8h). Nos EUA: as construções de moradias iniciadas em janeiro (10h30) e o relatório da Baker Hughes sobre os poços de petróleo em operação (15h). O BC da Rússia divulga decisão de política monetária às 7h30.