Hoje à noite (22h15), a China deve manter o juro, apesar dos recentes indicadores mais fortes de atividade. No Japão, o BoJ acabou com a política dos juros negativos (-0,1%) e, pela primeira vez em 17 anos, elevou a taxa de depósitos de -0,1% para faixa de zero a 0,1%. Também aboliu o instrumento de controle da curva de juros, que recomendava que o rendimento do bônus do governo japonês (JGB) de 10 anos flutuasse até o teto de referência de 1%.
Nos EUA, a inflação resistente já racha as apostas para o primeiro corte do juro pelo Fed, que era esperado para junho, mas agora divide espaço com julho. O mercado também espera pelo gráfico de pontos, amanhã, para projetar três quedas ou menos no ciclo do Fed.
A onda mais conservadora envolve também o Copom. Nova dose de queda de meio ponto da Selic está garantida na Super 4ªF. A dúvida é se o BC vai manter o forward guidance, sinalizando novas baixas de igual magnitude, ou se optará por assumir uma postura mais dura na queda.
O comunicado é imprevisível, com três alternativas levantadas: 1) o Copom mantém tudo igual na linguagem; 2) tira o plural das “próximas reuniões”; ou 3) mantém o plural, mas ajusta a intensidade de queda para 0,25pp.
CONTINGENCIAMENTO – A Folha apurou que a área técnica do TCU se posicionou contra a chance de o governo limitar o bloqueio de despesas a R$ 25,9 bi em caso de frustração de receitas para cumprir o déficit zero.
A conclusão é de que configurará infração à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e à lei de finanças e pode vir a ser enquadrada como crime de responsabilidade, cuja admissibilidade cabe à Câmara e ao Senado, diz o parecer.
REFORMA TRIBUTÁRIA – Haddad afirmou que será apresentado hoje o projeto de lei que trata da cobrança de impostos sobre aplicações financeiras. O texto, de acordo com ele, está maduro e foi pactuado com o mercado.
Já a proposta de tributação sobre dividendos ainda exigiria mais estudos, segundo o ministro, mas também deve ser encaminhada neste ano ao Congresso, dentro do pacote da reforma tributária sobre a renda.
MAIS AGENDA – O dia esvaziado por aqui prevê o levantamento Focus do BC (8h25), a segunda prévia do IPC-Fipe de março (5h) e o balanço trimestral da JLS, após o fechamento.
… Lá fora, saem as construções de moradias iniciadas em fevereiro nos EUA (9h30), com previsão de alta de 10,6%, e o índice alemão ZEW de expectativas econômicas em março (7h).
O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos. Conheça todos os produtos do Bom Dia Mercado.