Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil gerou 1,63 milhão de postos de trabalho no trimestre até junho, aponta IBGE

Trata-se de um aumento de 1,6% na ocupação ante o trimestre anterior, finalizado em março

ibge, desemprego, carteira de trabalho
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Brasil registrou uma geração de 1,63 milhão de vagas no mercado de trabalho no trimestre até junho de 2024, ante os três meses até março. Trata-se de um aumento de 1,6% na ocupação ante o trimestre anterior, finalizado em março, informou nesta quarta-feira (31) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, a população ocupada somou 101,83 milhões de pessoas no trimestre encerrado em junho. Em um ano, a alta foi de 3% e mais 2,92 milhões de pessoas encontraram ocupação.

Já a população desocupada recuou 12,5%, em 1,1 milhão de pessoas em um trimestre, totalizando 7,54 milhões de desempregados no trimestre até junho. Em um ano houve redução de 12,8% nesse grupo e 1,1 milhão de pessoas deixaram o desemprego.

A população inativa ou fora da força de trabalho, por sua vez, somou 66,71 milhões de pessoas no trimestre encerrado em junho, 184 mil a menos do que no trimestre anterior (-0,3%), o que o IBGE considerou “estabilidade”. Na comparação com um atrás, informou o IBGE, esse contingente caiu 0,5%.

O nível da ocupação – percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar – ficou em 57,8% no trimestre até junho, 0,8 ponto percentual acima do registrado no trimestre encerrado em março, e 1,2 ponto percentual acima do nível registrado um ano antes, em junho de 2023.

Sair da versão mobile