O Brasil poderá exportar óleo de cozinha usado – UCO (used cooking oil) – para os Estados Unidos, informaram, na última semana, em nota conjunta, os Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores. A aprovação sanitária das autoridades norte-americanas foi recebida pelo governo brasileiro nesta quinta-feira (20).
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O UCO, resíduo de óleos e gorduras vegetais usados em cozinhas e frituras na indústria alimentícia, é aproveitado como matéria-prima para biocombustíveis, incluindo biodiesel e combustível de aviação sustentável.
De acordo com a pasta, esta foi a segunda abertura dos EUA para produtos agrícolas brasileiros este ano, após autorização concedida em janeiro para a exportação de gelatina e colágeno de origem animal.
Em nota, o Ministério da Agricultura afirmou que exportação de UCO do Brasil para os Estados Unidos representa uma oportunidade de mercado, impulsionada pela crescente demanda norte-americana por biocombustíveis.
Para atender às exigências dos EUA, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) do Ministério da Agricultura deve emitir uma certificação de rastreabilidade, identidade e origem do produto, baseada em auditorias dos procedimentos de autocontrole dos estabelecimentos armazenadores e exportadores.
Com a nova oportunidade de venda, o agronegócio brasileiro alcançou sua 146ª expansão comercial em 51 países desde o ano passado. Em 2024, foram abertos 68 novos mercados em 29 países.