Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ABERTURA DE MERCADO

Brasil poderá exportar óleo de cozinha usado para os EUA

Produto é aproveitado como matéria-prima para biocombustíveis, incluindo biodiesel e combustível de aviação sustentável

óleo de cozinha, azeite
Foto: Pixabay

O Brasil poderá exportar óleo de cozinha usado – UCO (used cooking oil) – para os Estados Unidos, informaram, na última semana, em nota conjunta, os Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores. A aprovação sanitária das autoridades norte-americanas foi recebida pelo governo brasileiro nesta quinta-feira (20).

O UCO, resíduo de óleos e gorduras vegetais usados em cozinhas e frituras na indústria alimentícia, é aproveitado como matéria-prima para biocombustíveis, incluindo biodiesel e combustível de aviação sustentável.

De acordo com a pasta, esta foi a segunda abertura dos EUA para produtos agrícolas brasileiros este ano, após autorização concedida em janeiro para a exportação de gelatina e colágeno de origem animal.

Em nota, o Ministério da Agricultura afirmou que exportação de UCO do Brasil para os Estados Unidos representa uma oportunidade de mercado, impulsionada pela crescente demanda norte-americana por biocombustíveis.

Para atender às exigências dos EUA, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) do Ministério da Agricultura deve emitir uma certificação de rastreabilidade, identidade e origem do produto, baseada em auditorias dos procedimentos de autocontrole dos estabelecimentos armazenadores e exportadores.

Com a nova oportunidade de venda, o agronegócio brasileiro alcançou sua 146ª expansão comercial em 51 países desde o ano passado. Em 2024, foram abertos 68 novos mercados em 29 países.

Sair da versão mobile