ALERTA ANTT

Caminhoneiros: possível aumento na tarifa de importação de pneus pode gerar nova greve

Medida sobre os pneus pode resultar no sucateamento do setor de transporte, especialmente entre os transportadores autônomos

Caminhão Pneus
Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) manifestou preocupação com o possível aumento da tarifa de importação de pneus de 16% para 35%.

Durante uma audiência na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, o superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário da agência, José Aires Amaral Filho, alertou que a medida pode resultar no sucateamento do setor de transporte, especialmente entre os transportadores autônomos, que compõem 94% dos 747 mil registrados no país.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Representantes do setor, como Everaldo Bastos da Fetrabens, reforçaram que o aumento poderia desencadear nova greve de caminhoneiros, citando a dificuldade dos profissionais em absorver o aumento nos custos dos pneus.

Por outro lado, a ANIP, associação que representa os produtores nacionais de pneus, defende o aumento como medida para combater prejuízos causados pela alta das importações. Estudos apontam que a elevação da tarifa pode acarretar aumento de até 25% no preço dos pneus e um impacto de 6% nos custos do setor de transporte rodoviário, além de prejudicar a segurança viária.

A Abidip, que representa os distribuidores e importadores de pneus, alertou sobre possíveis efeitos inflacionários e criticou a prática de superfaturamento da matéria-prima por multinacionais do setor para remessa de lucros ao exterior.