Para o produtor que quer aprender e se atualizar sobre as melhores tecnologias de produção, com redução de perdas e aumento de rentabilidade, os cursos online oferecidos pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) são uma dica muito boa.
Para participar dos programas é preciso ter experiência e formação técnica ou superior em áreas relacionadas com o setor rural ou nas áreas das Ciências Agrárias (Agronomia, Agropecuária, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Pesca, Aquicultura, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Ciências Rurais ou áreas afins). Os programas foram desenvolvidos para tornar o trabalho mais produtivo, transformando a realidade da produção.
Os cursos tem uma carga horária de 30 horas. E, de acordo com o plano de estudos de cada um, o prazo para conclusão é de 45 dias. Os conteúdos são transmitidos através de videoaulas apresentadas por especialistas; atividades facultativas de grupo, por meio de fóruns e chats; e atividades individuais.
O Canal Rural selecionou quatro opções pra quem produz leite:
Reprodução e Genética em Bovinocultura de Leite
O curso quer oferecer noções amplas sobre controle reprodutivo de gado de leite, apresentando as temáticas de manejo reprodutivo, doenças e problemas de reprodução, cruzamentos, melhoramentos genético e avaliação genética.
Noções amplas sobre manejo de pastagem, pastejo rotacionado, sistemas silvipastoris, sistemas de integração, controle de pragas, entre outras informações relacionadas ao sistema intensivo de produção de leite.
Nutrição e Manejo Alimentar em Bovinocultura de Leite
Ensina a sustentabilidade da atividade leiteira perpassando as temáticas da nutrição de gados de leite, criação e recria, e manejo alimentar.
Manejo Sanitário e Qualidade do Leite
Noções amplas sobre manejo sanitário, manejo de plantas daninhas e forragens, controle de doenças e parasitas, procedimento de ordenha mecânico e manual, alimentação de novilhas.