Estão disponíveis na EaD Senar Goiás quatro diferentes programas de capacitação. Eles formam um total de 20 cursos que abordam empreendedorismo, administração da empresa rural, saúde, segurança no campo e novas tecnologias.
Todos os cursos são livres, curtos, inteiramente gratuitos e a distância. O participante tem a comodidade de estudar até mesmo estando no campo, sem precisar sair de casa.
No programa Jovem Empresário Rural, estão incluídos os cursos gestão da empresa rural e aprendendo e empreendendo na vida e na empresa rural.
Já o programa Minha Empresa Rural oferece sete cursos: administração rural e busca por resultados; mercado e comercialização de produtos agrícolas; planejamento estratégico da empresa rural; crescimento do agronegócio brasileiro; organização da empresa rural; administração financeira, orçamentária, materiais e estoque; e associativismo, cooperativismo e sindicalismo no agronegócio.
Dentro do programa Agricultura de Precisão, o participante tem um conjunto de informações sobre as mais novas tecnologias encontradas na agricultura, disponibilizadas em sete cursos: introdução à agricultura de precisão; sistemas de orientação por satélite; agricultura de precisão no uso de corretivos e fertilizantes; agricultura de precisão na semeadura; agricultura de precisão na aplicação de defensivos agrícolas; agricultura de precisão na colheita de grãos; e agricultura de precisão em diferentes culturas.
No programa Gestão de Riscos, o aluno aprende como prevenir acidentes e doenças relacionados ao trabalho rural. Ele inclui quatro cursos: prevenção de acidentes com defensivos agrícolas – NR-31.8; gestão de segurança, saúde e meio ambiente de trabalho rural; prevenção de acidentes com máquinas agrícolas – NR – 31.12; e prevenção de acidentes e melhoria da qualidade de vida.
Dinâmica dos cursos
O portal EaD Senar Goiás foi lançado em julho de 2014 com o objetivo de contribuir para a formação e profissionalização das pessoas do meio rural, aumentando assim a rentabilidade do setor. Nesse período, os cursos oferecidos já somam mais de 8 mil participantes.
“A procura é grande. Nós temos muitos alunos que são jovens produtores em busca de conhecimentos para dar continuidade aos negócios da família, querem continuar no segmento rural mas, muitas vezes, não sabem como” – conta Pollyana Silveira, tutora do portal.
Os temas dos programas são definidos pelo Senar Goiás com base nas necessidades regionais e nas demandas detectadas entre os produtores. Entretanto, para Pollyana, a grande procura não se deve apenas aos conteúdos inovadores, mas também à dinâmica dos cursos.
“Eles não são engessados, as aulas não ficam restritas aos textos, áudios e vídeos. Há uma grande interação entre os tutores e os alunos, que resulta em muitas ações extras. Recursos realmente efetivos e eficientes para a aprendizagem.”