Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tudo o que você precisa para se tornar um veterinário

Atualmente, o Brasil é um dos países com o maior número de médicos veterinários no mundo

Fonte: Divulgação/Pixabay

A medicina veterinária é a ciência dedicada ao estudo, prevenção e tratamento das doenças dos animais. É uma carreira ampla, com um campo de atuação que vai do acompanhamento da saúde de animais de estimação até o controle de doenças em populações de grandes animais silvestres.

Atualmente, o Brasil é um dos países com o maior número de médicos veterinários no mundo. Ao todo são mais de 105 mil profissionais atuando no mercado, e o país forma cerca de cinco mil novos veterinários por ano. A maioria deles atua nas regiões Sul e Sudeste.

“Com a produção animal crescendo cada vez mais, o médico veterinário é essencial para detectar as doenças e diminuir o prejuízo que uma perda pode causar para o produtor”, afirma a veterinária Cândica Mara Bertonha.

O que faz
Além da prática clínica, o profissional trabalha com produção animal e saúde pública, como no controle de zoonoses, melhoramento genético e bem-estar. Outras atribuições são o planejamento, a execução e a avaliação de programas que envolvam a saúde animal, tais como saneamento ambiental e erradicação de doenças parasitárias. Executa também a inspeção sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e de seus derivados, gerenciando e avaliando programas em saúde.

Onde atua
O profissional atua em laboratórios de diagnósticos, análises clínicas, nutrição animal, análises toxicológicas e bromatológicas, genética e reprodução animal, pesquisas de doenças, análises de alimentos e demais produtos de origem animal. Além de medicamentos e vacinas. O veterinário também pode trabalhar em frigoríficos, laticínios, fábricas de rações, defesa animal e indústrias de medicamentos. O profissional também é apto para atuar em consultorias.

Segundo a coordenadora do curso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Joana Ribeiro da Glória, atualmente as quatro áreas de maior atuação dos médicos veterinários são: clínica e/ou cirurgia de pequenos animais, saúde pública, responsabilidade técnica e agropecuária.

O curso
De acordo com o Ministério da Educação, mais de 230 instituições de ensino oferecem o curso de medicina veterinária no Brasil. A graduação dura, em média, 10 semestres, sendo o último reservado para o estágio obrigatório.

A professora Joana afirma que o curso da UFMG tem como objetivo a formação generalista, com conhecimento nos campos específicos de atuação em medicina veterinária preventiva; saúde animal e clínica médica; saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal; ecologia; saneamento ambiental; e administração agropecuária e agroindustrial.

“Objetiva, ainda, a formação de um profissional com capacidade de interpretação e análise diante de informações relacionadas, bem como na resolução de problemas inerentes ao seu campo de atuação. O ciclo básico é cursado, principalmente, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e, a partir do quarto período, os estudantes cursam o ciclo profissional na Escola de Veterinária”, diz Joana.

Aptidões
A coordenadora salienta que não existem aptidões fundamentais para ingresso no curso de medicina veterinária: “Para iniciar nessa carreira, é preciso muita vontade de aprender e de atuar de forma ética na profissão”.

Faixa salarial
Joana diz que a remuneração é muito variável e dependente do tipo de atuação, quantidade de horas trabalhadas por mês, entre outras variáveis. “Isso apesar de a lei 4.950-A, de 29 de abril de 1966, estabelecer que o médico veterinário tem duas cargas horárias: 180 horas/mês ou 6 horas/dia, o que rende seis salários mínimos [ou R$ 4.728]; e 220 horas/mês ou 8 horas/dia = 8,5 salários mínimos [R$ 6.698].”

Ranking das 20 melhores universidades para cursar medicina veterinária, segundo o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), de 2015

1º Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
2º Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
3º Universidade de São Paulo (USP)        
4º Universidade Federal de Viçosa (UFV)
5º Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
6º Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
7º Universidade Federal de Lavras (UFLA)    
8º Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
9º Universidade Estadual de Londrina (UEL)    PR
10º Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
11º Universidade Federal do Paraná (UFPR)    
12º Universidade Federal da Bahia (UFBA)    
13º Universidade Federal Fluminense (UFF)
14º Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)    
15º Universidade Federal de Goiás (UFG)
16º Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
17º Universidade Paulista (UNIP)
18º Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)
19º Universidade Anhembi Morumbi (UAM)    
20º Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

• Conheça mais sobre a profissão no vídeo:
 

Sair da versão mobile