Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

TENSÃO COMERCIAL

China vai apresentar medida judicial contra os Estados Unidos na OMC pelo aumento de tarifas

Governo de Donald Trump anunciou aplicação de 10% de taxas contra produtos chineses. Asiáticos vêm medida como ineficaz e prejudicial aos próprios norte-americanos

tensões ente china e eua - soja - milho - capa
Foto: Freepik

O Ministério do Comércio da China afirma, em nota publicada neste domingo (2), que apresentará uma medida judicial contra os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio (OMC) e “tomará medidas correspondentes para salvaguardar firmemente seus direitos e interesses”, sem entrar em mais detalhes.

A declaração ocorre no contexto da aplicação de tarifas de 10% dos Estados Unidos contra produtos chineses, que deve começar a valer a partir de terça-feira (4), após decreto assinado pelo presidente Donald Trump no sábado, 1º, relacionando a decisão a “questões como o fentanil”, opioide utilizado como medicação para a dor.

A China diz que “o aumento unilateral de tarifas por parte dos Estados Unidos viola gravemente as regras da Organização Mundial do Comércio” e destaca estar “fortemente insatisfeita” com a decisão.

Para a segunda maior economia do mundo, a medida de aplicar tarifas por parte dos norte-americanos “não só é ineficaz na resolução dos seus próprios problemas, mas também prejudica a cooperação econômica e comercial normal entre a China e os Estados Unidos”.

“A China espera que os Estados Unidos vejam e tratem o seu próprio fentanil e outras questões de forma objetiva e racional, em vez de ameaçarem outros países com tarifas. A China insta os Estados Unidos a corrigirem as suas práticas erradas, a encontrarem um meio caminho com a China, a enfrentarem os problemas de frente, a se envolverem num diálogo sincero, a reforçarem a cooperação e a gerirem as diferenças com base na igualdade, no benefício mútuo e no respeito mútuo”, completa a nota.

O governo de Donald Trump coloca em prática o plano de impor tarifas de 25% para produtos importados do México e do Canadá.

Sair da versão mobile