AÇÃO CONJUNTA

Cinco toneladas de defensivos falsificados são apreendidos pelo Mapa

Auditor destacou que a apreensão representa apenas uma pequena parte do que tem sido retirado do mercado pelas equipes de fiscalização

agrotóxicos, contrabando
Agrotóxicos apreendidos. Foto: Divulgação/Adapar

Em operação conjunta, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da equipe de auditores fiscais federais agropecuários da Superintendência da Agricultura e Pecuária do Paraná (SFA-PR), recolheu cerca de cinco toneladas de defensivos agrícolas e embalagens ilegais que foram apreendidos no estado de Santa Catarina.

A apreensão foi realizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e por outros órgãos responsáveis pelo combate aos defensivos ilegais, na última semana.

O auditor fiscal federal agropecuário Roberto Siqueira Filho, que coordenou o recebimento dos produtos, destacou que essa apreensão representa apenas uma pequena parte do que tem sido retirado do mercado pelas equipes de auditoria e fiscalização do Mapa e dos órgãos estaduais de fiscalização agropecuária em Santa Catarina.

Defensivos falsificados e contrabandeados

Entre os produtos apreendidos estão defensivos ilegais, que eram falsificados e contrabandeados, além de embalagens e matérias-primas de produtos utilizados na fabricação clandestina dos produtos e outras fraudes.

“Os procedimentos envolvendo o armazenamento, acondicionamento, transporte e destinação por incineração de defensivos ilegais apreendidos são complexos e de alto risco, por isto necessitam de uma estrutura adequada”, afirmou o chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal do Paraná, responsável pelo projeto de destinação adequada de defensivos ilegais da SFA-PR.

Os produtos apreendidos foram todos agregados em uma carga e transportados pela equipe da Cidasc até o depósito licenciado, que fica no município de Ibiporã (PR). No local, ficarão armazenados até o encaminhamento para a destinação final, que será a incineração em fornos apropriados, realizado por empresa autorizada e licenciada, garantindo a devida proteção ambiental.