Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Economia

Culpa dos juros altos? Os problemas do Brasil são outros, diz Miguel Daoud

Comentarista do Canal Rural avisa: não adianta baixar a taxa de juros a qualquer custo

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central irá anunciar na noite desta quarta-feira (22) a definição sobre a taxa básica de juros no país, a Selic. A expectativa de analistas do mercado é que ela seja mantida em 13,75% ao ano.

+ Reforma tributária vai permitir ‘choque de eficiência’ na economia, diz Haddad

Uma vez mantido o atual patamar da taxa de juros, o Copom estará indo na contramão do que tem sido propagado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em discursos, ele tem afirmado que é preciso baixar os juros no Brasil. Segundo o petista, a taxa praticada no momento estaria impedindo o desenvolvimento da economia nacional.

“O problema do Brasil está nas suas deficiências” — Miguel Daoud

Essa visão de Lula, contudo, não é validada por Miguel Daoud. Para o comentarista do Canal Rural, não adianta forçar a barra para baixar a taxa de juros. Tal medida não serve nem para o combate à inflação, conforme pontua. De acordo com ele, a questão envolvendo a Selic está longe de ser o principal problema do país.

“Não adianta o presidente achar que vai reduzir a taxa de juros na marra e que vai resolver”, disse Daoud ao participar da edição desta quarta-feira do telejornal ‘Mercado & Companhia’. “O problema do Brasil está nas suas deficiências”, prosseguiu o comentarista ao conversar com a jornalista e apresentadora Pryscilla Paiva.

Taxa de juros x deficiências do Brasil

dinheiro moeda recurso, inflação, PIB, juros - g20 - faesp - fmi
Foto: Pixabay

E segundo Miguel Daoud, as principais deficiências do Brasil não passam diretamente pelo patamar alto — ou baixo — da taxa básica de juros. Segundo ele, o que trava o crescimento do país são os seguintes fatores:

  1. Custo da folha de pagamento;
  2. Gastos excessivos do governo (máquina pública inchada);
  3. Alto custo do Congresso Nacional.

“Um senador custa R$ 350 mil para o país. Um deputado, R$ 260 mil. Carros, aviões, custos de viagem. O governo hoje está praticamente inchado. E ele [Lula] não fala em reduzir custos. Agora, a taxa de juros não vai resolver”, afirmou Daoud.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile