Economia

Daoud: 'Agropecuária é a solução para o Brasil retomar o crescimento'

Para Miguel Daoud, é necessário investimentos na agropecuária já que o setor tem capacidade de manter as atividades e geração de emprego

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,7% no trimestre encerrado em abril. O recorde indica que 14,8 milhões de brasileiros estavam sem trabalho. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a taxa subiu 15,2%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A agricultura foi a única atividade econômica a criar postos de trabalho no trimestre de fevereiro a abril deste ano. Segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira, 30, o segmento teve alta 6,5% nas contratações, o que significa mais 532 mil pessoas trabalhando no setor.

Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, ainda há aqueles que trabalham informalmente e não aparecem nas estatísticas. “Houve uma queda de renda de 2,3% e, por outro lado, a população subempregada ultrapassa a população empregada. Nós temos mais de 50% da atividade laboral na informalidade, portanto diversas pessoas não pagam os impostos”, diz.

Para o comentarista, é necessário incentivos e fomento na setor produtivo, que tem capacidade de manter as atividades e geração de emprego. “A agropecuária está incentivando a retomada dos empregos, é necessário fomentar esse setor pois tem espaço imediato para ajudar a taxa de desemprego. Se olharmos os empregos indiretos, eles são bem maiores que esses anunciados pelo IBGE. Quando se fomenta a agropecuária, acaba-se tendo uma melhora na atividade de emprego”, conclui Daoud.