Após três semanas sem alteração, a projeção do câmbio para o fim de 2021 voltou a ser revisada para baixo, de acordo com o relatório Focus divulgado nesta segunda-feira, 14, pelo Banco Central.
O comentarista do Canal Rural Miguel Daoud afirma o movimento do mercado em relação as altas observadas para a taxa Selic, taxa básica de juros. “O Boletim Focus aponta que a taxa de juros vai subir mais, a Selic pulou de 5,75% para 6,25%. Como se tem uma taxa de juros mais alta, isso não carrega posição do mercado futuro em dólar, que acaba ficando mais caro. Esse movimento diante do boletim Focus mexeu com o a taxa de juros e o câmbio”, diz.
“O câmbio, independentemente da taxa de juros, vai ter uma estabilidade em torno de R$ 5 com previsão de alteração para agosto e setembro, período quando se tem uma decisão de juros aqui no Brasil que já incorpora as expectativas de inflação. O mercado vai começar a esquentar com a questão eleitoral, as contas públicas vão mostrar números difíceis em decorrência da alta de juros e o câmbio começa a ter uma nova trajetória”, estima Daoud.