A revolução digital já chegou aos campos brasileiros. As soluções tecnológicas estão cada vez mais presentes no dia a dia do produtor rural, contribuindo para o aumento no potencial produtivo das lavouras, através da agricultura de precisão, monitoramento por satélite, drones, análises de dados, com conectividade a ferramentas e mercados financeiros ao redor do mundo.
Diante desse cenário, as agtechs, empresas que promovem inovações no setor do agronegócio por meio de novas tecnologias aplicadas no campo, têm ganhado notoriedade. Com essa importância, as startups de crédito rural foram tema do primeiro episódio do Economia 360, Como Financiar sua Safra, apresentado por Suelen Farias, que estreou na última quarta-feira, 29, na tela do Canal Rural.
“Não existe um modelo único de negócios das agfintechs. Temos vários modelos, ângulos, pontos de vista, teses diferentes, todas elas focadas em trazer eficiência através da tecnologia para o processo de intermediação financeira para o produtor rural, basicamente levar crédito e seguro agrícola, que são as duas grandes verticais”, destacou Francisco Jardim, sócio da SP Ventures, durante a entrevista.
Ainda na visão do especialista, as agfintechs contribuem para o crescimento e competitividade de crédito privado no agronegócio. “A grande vantagem de ampliar a concorrência é que gera muita eficiência, taxa de juros mais barata, processo de instrumentação mais rápido e ágil, menos complexidade com as garantias e prazos maiores, com isso, o produtor fica mais empoderado em termos de acesso ao crédito”, completa Jardim.
Ficou interessado? Assista ao programa na íntegra e saiba mais sobre essas novas modalidades de captação de crédito. E fique ligado, na próxima semana o tema será o crédito rural das instituições privadas.