Criado em 1935 no Brasil, o crédito rural tem contribuído para alavancar a atividade agropecuária ao longo dos últimos anos. Atualmente, o setor é responsável por 21% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 20% dos empregos no país, conforme levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que ainda projeta um crescimento de 27% na produção de grãos nos próximos dez anos.
Para garantir esse crescimento de forma rentável é preciso mitigar os riscos, especialmente quando o assunto é gestão financeira dentro das propriedades rurais. E, para ajudar o produtor na tomada de decisão, o projeto Economia 360, Como Financiar sua Safra promove live nesta segunda-feira, 3, a partir das 20 horas (horário de Brasília), para debater o uso consciente do crédito rural.
A transmissão ao vivo será comandada pela apresentadora Suelen Farias e contará com a participação do economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz; o gerente do complexo Agro do Santander Brasil, Olavo Monteiro Neto; e do economista e consultor em gestão de propriedade rural Rogério de Melo Bastos.
“O produtor precisa capitalizar o negócio e tomar crédito de forma complementar e não como principal fonte de recurso”, destaca Antônio da Luz. Nesse sentido, algumas ferramentas como balanço patrimonial, fluxo de caixa e demonstrativo de resultados das atividades podem ajudar os agricultores, conforme reforça Rogério de Melo Bastos.
“Principalmente com o balanço patrimonial, o produtor consegue identificar a solidez do negócio, ou seja, a capacidade de pagamento, de liquidez de empréstimos. E mais de 90% dos produtores brasileiros não conhecem ou não sabem utilizar essas ferramentas, o que tem causado o estoque de endividamento dos agricultores, que estão pagando juros excessivos”, afirma Bastos.
Quer saber mais sobre o tema e tirar suas dúvidas? Então não perca, hoje, às 20 horas, no Facebook, YouTube, Instagram e site do Canal Rural.
As lives da primeira temporada do Projeto Economia 360 serão realizadas sempre às segundas-feiras. Fique de olho porque o próximo encontro já está marcado: dia 31 de agosto!