Um estado brasileiro está avançando na construção de rodovias de concreto como parte de sua estratégia de melhorar a logística e a segurança no tráfego pesado. A escolha pelo pavimento rígido, feito de concreto, tem sido implementada em diversos trechos importantes, totalizando cerca de 340 quilômetros.
A durabilidade do material é um dos principais atrativos, de acordo com o governo local, já que o concreto possui uma vida útil de pelo menos 20 anos, o dobro das estradas de asfalto, além de exigir menos manutenção ao longo do tempo.
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Trata-se do Paraná, que tem entre as rodovias que receberam ou receberão esse tipo de pavimento a PRC-280, entre os municípios de General Carneiro e Pato Branco, e a PR-412, entre Matinhos e Pontal do Paraná.
A inspiração vem das estradas americanas e alemãs, que estão entre as mais eficientes do mundo e utilizam esse tipo de material. “Como um estado forte na produção agrícola e industrial, fomos buscar as melhores soluções de infraestrutura adotadas pelo mundo. As estradas de concreto são opções mais duradouras e que aguentam melhor o tráfego pesado”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
As obras, conduzidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), também utilizam uma técnica chamada de whitetopping, na qual o concreto é aplicado sobre uma base de asfalto já existente, reduzindo os custos e o tempo de execução das obras.
Segundo o governo paranaense, além da durabilidade, as estradas de concreto oferecem benefícios operacionais, como menor deformação do pavimento e melhor eficiência no consumo de combustível dos veículos, já que o concreto esquenta menos e proporciona mais conforto térmico.
A escolha pelo pavimento rígido também contribuiria para a segurança, evitando aquaplanagem em dias de chuva e melhorando a visibilidade noturna nas estradas.