DO BRASIL PARA O MUNDO

Exportações agropecuárias aumentaram 4,6% no primeiro trimestre

Números tiveram saldo positivo mesmo com queda das compras da China, principal parceira econômica do Brasil

exportações do agronegócio brasileiro têm superávit MAPA
Foto: Mapa/Divulgação

As exportações agropecuárias brasileiras tiveram alta de 4,6% no primeiro trimestre, destacou nesta sexta-feira (3) o diretor de Planejamento e Inteligência Comercial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Herlon Brandão.

Apesar do número positivo, as vendas da soja, a principal commodity agrícola produzida e exportada pelo país para a China – maior compradora do mundo – caíram 10,4% no período.

De forma geral, os embarques ao gigante asiático tiveram recuo de 13,2% entre janeiro e março. No entanto, as vendas gerais de café aumentaram 69,8%.

Segundo Brandão, a indústria de transformação também apresentou indíces positivos de exportação, com avanço de 5,6% no trimestre, ao passo que a indústria extrativa teve tombo de 16,7%.

No caso das importações, o diretor do MDIC destacou que houve forte avanço de bens de capital no primeiro trimestre, influenciado especialmente pela compra de uma plataforma de petróleo, que foi registrada em fevereiro. No total, as importações cresceram 13,7% no período.