Depois de apresentar dois anos de forte crescimento, o faturamento proveniente das exportações de produtos do agronegócio brasileiro iniciou 2023 novamente em alta, mas em ritmo mais modesto.
Conforme o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), de janeiro a abril deste ano, o faturamento das exportações agrícolas somou 51 bilhões de dólares, 4,3% acima do registrado no mesmo período do ano anterior.
Já o resultado em volume embarcado nos primeiros quatro meses do ano indica um avanço de quase 10% em comparação com 2022.
Ao Mercado & Companhia, a pesquisadora de macroeconomia do Cepea, Andréia Adami, destacou que os produtos que mais contribuíram para o aumento do volume exportado foram o milho, com avanço expressivo de 144%, na sequência, etanol, óleo de soja, carne suína, carne de frango, celulose, soja em grãos, açúcar e farelo de soja.
“A safra brasileira foi excepcional e não vai faltar produto. Porém, por sermos um grande produtor e exportador, isso acaba tendo efeito sobre os preços no mercado internacional”, disse ela, indicando que em abril já houve queda nos preços.
Para o próximo quadrimestre, a especialista projetou: “Vamos ter produto para exportador, o volume vai aumentar, mas a gente não vai ter o câmbio em nosso favor”.
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