Express

Feriado em SP deve reduzir liquidez no câmbio

O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos.

Feriado em SP deve reduzir liquidez no câmbio

Neste feriado da Consciência Negra em SP, o Tesouro Direto e a B3 operam normalmente, mas a liquidez no câmbio deve diminuir, com os bancos em esquema de plantão. A semana é esvaziada em indicadores domésticos. Mas o noticiário de Brasília será movimentado pelo esforço concentrado no Congresso para aprovar as medidas econômicas na reta final do ano.

Em NY, o Dia de Ação de Graças fecha os mercados na 5ªF e antecipa para amanhã a ata do Fed, que tem o desafio de baixar o otimismo do investidor com o fim do aperto do juro. Na 5ªF, é a vez de o BCE divulgar a sua ata. O petróleo será conduzido pela expectativa da reunião da Opep no próximo domingo, que já puxa os preços diante de prováveis cortes adicionais.

Na Argentina, Milei derrotou Massa por ampla vantagem nas eleições presidenciais. O candidato peronista nem esperou o fim da apuração oficial para reconhecer a vitória de Javier Milei, que obteve 55% no pleito deste domingo. Sérgio Massa, que tentou mas não conseguiu se distanciar de Alberto Fernandez e Cristina Kirschner, fez 44%.

BORA APROVAR – A decisão de manter o déficit zero em 2024 deve acelerar a votação das medidas econômicas no Congresso. Para além da reforma tributária, o governo aguarda a aprovação das taxações das apostas esportivas e de fundos exclusivos e offshores, regulamentação das subvenções do ICMS e a mudança no modelo do JCP.

A Fazenda espera pactuar o texto da MP da subvenção nesta semana. Também entre as prioridades de Haddad, o projeto de tributação dos fundos offshore e exclusivos tem sessão agendada para amanhã (3ªF) na CAE do Senado. O PL das Bets será votado amanhã na CAE do Senado e no próprio plenário. O relator Danilo Forte apresentará o texto final da LDO na noite de hoje ou amanhã (3ªF).

O DESAFIO – Haddad continua brigando pelo déficit zero e fala de um jeito que parece já ter convencido Lula que um contingenciamento menor em 2024 é uma opção. Na 6ªF, ele confirmou que o corte deve ficar entre R$ 22 bilhões e R$ 23 bilhões.

DESACELEROU – O desafio de Haddad torna-se ainda maior após a queda do IBC-Br de setembro (-0,06% na margem e 0,6% no 3Tri), que consolidou as expectativas de recuo do PIB/3Tri. As estimativas eram de uma alta de 0,20%. Em pesquisa Broadcast, a mediana do PIB do ano caiu para 2,9% (de 3% antes), e se manteve em -0,2% para o 3Tri.

GREEN BOND – Em declaração ao Estadão, o ministro Haddad disse que está nos planos do governo o lançamento de um título verde no exterior com hedge cambial. A emissão do novo título ainda não tem uma data definida, mas deve ocorrer ao longo do próximo ano.

AGENDA DA SEMANA – Saem a prévia do IPC-S (5ªF) e a Pnad móvel trimestral até setembro (4ªF). No levantamento Focus (hoje, 8h25), vale observar se o mercado fará ajuste negativo na previsão deste ano de crescimento econômico. Hoje, Haddad participa de evento sobre igualdade racial (10h) em Brasília e à tarde (14h) se reúne com a Fitch.

LÁ FORA – O Thanksgiving (5ªF) antecipa para 3ªF a ata do Fed e para 4ªF o índice de sentimento do consumidor em novembro. Na Zona do euro, vêm a ata do BCE (5ªF) e o PPI de outubro da Alemanha (hoje, às 4h). Os BCs da Turquia e da África do Sul divulgam suas decisões de política monetária na 5ªF. Na China, o PBOC manteve taxas de juros inalteradas, com a LPR de 1 ano em 3,45% e a LPR de 5 anos em 4,20%.

Saiba mais em Bom Dia Mercado.