Fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa) apreendeu, nesta quarta-feira (4), 56 toneladas de arroz avaliadas em R$ 312.480,00 com documentação fiscal irregular.
A ação foi realizada por servidores lotados na unidade de controle de mercadorias em trânsito do Itinga, no município de Dom Eliseu, nordeste do estado.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
De acordo com o coordenador do local, Gustavo Bozola, durante a entrega da papelada, os profissionais desconfiaram da veracidade da operação, que tinha como origem Estreito, Santa Catarina, e o destino em Muaná, no Pará.
Muito arroz para cidade pequena
“O que chamou a atenção dos fiscais foi a quantidade enorme de arroz destinada a uma pequena cidade”, contou. De acordo com o IBGE, o município tem pouco mais de 40 mil habitantes.
Assim, a coordenação regional de Belém foi acionada e enviou uma equipe para fazer a verificação in loco da empresa destinatária, constatando-se a não localização do empreendimento no endereço informado na nota fiscal.
A Coordenação de Belém suspendeu o cadastro da empresa e as documentações fiscais apresentadas foram desconsideradas. Foi lavrado Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 57.600,48.