Agricultura

Governo federal cria grupo de trabalho para aperfeiçoar políticas de preços mínimos

Para o comentarista Miguel Daoud, o grupo criado pelos ministérios da Agricultura e da Economia precisa priorizar os pequenos agricultores

Nesta quinta-feira (16), os ministérios da Agricultura e da Economia criaram um grupo de trabalho interministerial para aprimorar a metodologia de definição de preços de acordo com os produtos da Política de Garantia de Preços Mínimos.

De acordo com portaria, o grupo vai avaliar como são determinados o preço de referência para operações de crédito rural e o preço de garantia do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).

Segundo o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, o grupo, que terá um ano de duração e começa a trabalhar no dia 3 de janeiro de 2022, precisa ter um olhar especial pelo pequeno agricultor.

“Eu espero que o grupo tenha algum resultado efetivo. Ano que vem será um ano muito difícil, inflação vai continuar alta, a taxa de juros também vai continuar alta. As condições econômicas de 2022 serão muito difíceis. Espero que o Ministério da Agricultura tenha habilidade e competência para resolver os problemas dos pequenos agricultores. Quem coloca comida na mesa do brasileiro? São eles. E que garantias eles têm? Nenhuma. Aí que entra a função dos ministérios, ter uma ação efetiva nos instrumentos de políticas agrícolas”, afirma.