Economia

Governo retira Petrobras da lista de privatizações

Nova gestão federal também assina medidas provisórias sobre Bolsa Família e desoneração de tributos de combustíveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já assinou os primeiros atos de seu governo. A lista inclui despacho que autoriza ministros a retirarem Petrobras, Correios e Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) do processo de desestatização, iniciado pelos ministros do governo de Jair Bolsonaro.

+ Mercado financeiro projeto nova alta para a inflação em 2023

A equipe de transição do presidente já tinha recomendado o cancelamento dos processos de privatização em 2023. O relatório final da equipe traz ainda a indicação para interromper a privatização da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural (PPSA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O anúncio de domingo (1º), no entanto, não cita essas outras estatais. O despacho foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

O Palácio do Planalto anunciou também a edição de medida provisória que garante o pagamento de R$ 600 dos beneficiários do programa de transferência de renda, hoje chamado Auxílio Brasil e que voltará a ser Bolsa Família.

Petrobras, Bolsa Família e tributos de combustíveis

Posto de combustível - gasolina - etanol - ticket log - região sudeste - combustíveis fósseis
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Outro ato assinado é medida provisória que prorroga a desoneração tributária dos combustíveis. Segundo o novo ministro da Casa Civil, Rui Costa, a desoneração, que acabaria em 31 de dezembro de 2022, será estendida por mais 60 dias.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.