Diversos

Guedes destaca clima favorável às reformas no Congresso Nacional

De acordo com o ministro, a reforma tributária é um pouco mais complexa que a administrativa, que, segundo ele, irá na próxima semana para o Congresso

Paulo Guedes, ministro da Economia
O Parlamento ‘braçou as reformas mesmo’, afirmou Guedes. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta, 7, que o clima no Congresso Nacional está extraordinariamente favorável às reformas propostas pelo governo. O Parlamento ‘braçou as reformas mesmo’, afirmou Guedes, ao participar de um seminário sobre o pacto federativo.

Ele lembrou ainda que, no início do atual governo, houve reação às ideias propostas pelo Executivo, mas ressaltou que tudo ocorreu dentro da tradição brasileira e da maturidade que o país vem desenvolvendo nos últimos 30, 40 anos. Guedes mostrou-se confiante em que o Congresso faça a parte dele. Promovido pela Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas e pela Secretaria Especial de Fazenda, o seminário discutiu o novo modelo fiscal proposto nos projetos de emenda à Constituição que compõem o pacto federativo.

“Vejo o Congresso abraçado com as reformas. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia [DEM-RJ], abraçado na [reforma] tributária, abraçado na [reforma] administrativa. É o trabalho dele. Estou fascinado com a dinâmica brasileira, do que parecia ser caótico e que, ao contrário, está se comportando de forma extraordinária, com todo mundo entendendo a sua missão”, afirmou.

De acordo com o ministro, a reforma tributária é um pouco mais complexa, enquanto a administrativa, que, segundo ele, irá na próxima semana para o Congresso, é mais simples. “É mais simples, porque o que fizemos, até por orientação do presidente da República, não atinge direitos que já existem”, disse.