O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse nesta terça-feira (19), que há uma “boa tendência” para o acionamento da bandeira tarifária verde no mês de dezembro, com melhora nas condições hidrológicas e redução do preço de energia.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 em outubro foram:
- Risco hidrológico (GSF); e
- Aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) – valor calculado para a energia a ser produzida em determinado período.
Foi um relaxamento nesses dois indicadores que possibilitou o acionamento da bandeira amarela no mês de novembro.
Espera pela definição da bandeira tarifária
“Temos alguns sinais, uma maior elevação de chuva, o PLD reduziu o preço. Então, esses indicativos, nos dão uma boa tendência. O resto é torcida. Eu estou torcendo para que a bandeira seja verde e que ela fique verde durante muito tempo”, disse, em conversa com jornalistas na sede da Aneel. “Tem que esperar chegar o fim de novembro (para a definição)”, complementou.
Os contratos de energia para dezembro apresentaram queda de 16,53%, conforme relatórios da plataforma BBCE. O retorno da bandeira tarifária verde em dezembro deste ano está sendo projetado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) desde o início do mês.