ACERTO DE CONTAS

Haddad diz que conversará com Campos Neto sobre fala em relação a ritmo de corte de juros

De acordo com Haddad, a mensagem de Campos Neto pode ter sido sinalização de que o atual tamanho de corte dos juros no Brasil será mantido

Regra fiscal, Fernando Haddad
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (12) que irá conversar com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a fala do líder do BC em relação ao ritmo de corte da Selic, durante encontro com investidores em Marrakesh, no Marrocos. Em reunião na quarta-feira (11), promovida pelo Itaú BBA, Campos Neto teria dito que a probabilidade de desacelerar o ritmo de corte da Selic de 50 para 25 pontos-base é maior do que aumentá-la para 75 pontos-base.

De acordo com Haddad, a mensagem de Campos Neto pode ter sido dita de várias maneiras, inclusive, em uma sinalização de que o atual tamanho de corte dos juros no Brasil será mantido.

“Eu não tive a oportunidade de conversar com ele ainda, porque o contexto em que ele falou, eu preciso entender melhor. De várias formas, você (ele) pode ter dito isso. Inclusive, como uma forma de manter o propósito de que os cortes continuem no passo que estão. Então, eu vou conversar com o Roberto”, disse Haddad, a jornalistas, em Marrakesh.

Na quarta-feira, a fala de Campos Neto em reunião com os investidores causou impacto no mercado de juros futuros. A ponta curta da curva abriu mais que o trecho longo, mesmo em um dia de boas notícias da inflação no país.

Por sua vez, Haddad afirmou, em posicionamento do País ao Comitê do Fundo Monetário Internacional, que o início da queda dos juros no Brasil é “bem-vindo”.

“Com a melhoria dos resultados e das expectativas da inflação, o Banco Central iniciou um ciclo gradual bem-vindo de flexibilização da política monetária”, afirmou ele, no documento.

O ministro da Fazenda participa das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, que acontecem em terras marroquinas. Ele chegou na quarta-feira e deve permanecer em Marrakesh até o próximo sábado (14).

__

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.