Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Economia

Ibovespa cai mais de 10% após voltar de circuit breaker

queda acompanha os mercados globais. Às 13h54, a B3 operava aos 66.944,47 pontos e uma queda de 10,24%

O índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa)  tem mais um dia de queda nesta quarta-feira, 18, ainda por conta dos impactos financeiros causados pelo coronavírus.

Com uma queda superior aos 10%, foi acionado o sexto circuit breaker em apenas oito dias. A queda acompanha os mercados globais.

Às 13h54, após voltar do sistema de segurança, a B3 operava aos 66.944,47 pontos e uma queda de 10,24%. A próxima pausa ocorrerá apenas se a queda passar dos 15%.

O que é um circuit breaker?

O circuit breaker é um procedimento operacional da B3 que interrompe a negociação de ativos em bolsa. Ele é acionado somente em momentos atípicos de mercado, como durante uma forte queda de preços, baseada na oscilação do Ibovespa, o principal índice de ações do mercado brasileiro. Durante o acionamento do circuit breaker, não é possível realizar compras ou vendas de ativos na B3.

O acionamento do circuit breaker é feito em 3 estágios, obedecendo a percentuais de desvalorização do Ibovespa:

Estágio I – quando o Ibovespa desvalorizar 10% (dez por cento) em relação ao valor de fechamento do Ibovespa do dia anterior, a negociação é interrompida por 30 (trinta) minutos;

Estágio II – reabertas as negociações, caso a variação do Ibovespa atinja oscilação negativa de 15% (quinze por cento) em relação ao valor de fechamento do dia anterior, a negociação é novamente interrompida por 1 (uma) hora;

Estágio III – reabertas as negociações, caso a variação do Ibovespa atinja oscilação negativa de 20% (vinte por cento) em relação ao índice de fechamento do dia anterior, a B3 pode determinar a suspensão da negociação por um período por ela definido. Nesse caso, o mercado será comunicado pelos canais oficiais da B3.

Sair da versão mobile