Às vésperas da inflação do PCE (5ªF), que concentra todas as atenções dos investidores e já coloca os mercados globais em compasso de espera, a agenda de hoje nos EUA é pouco decisiva. Sai a confiança do consumidor (12h), medida pelo Conference Board, e o Fed boy Michael Barr fala em conferência (11h05).
Por aqui, após ter testado positivo para covid-19, Haddad participa de forma virtual de reuniões do G20 com a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen (14h30) e com ministros dos Brics (17h45). Com um dia de atraso, hoje tem Focus (8h30), mas a grande expectativa do dia fica com o IPCA-15 de fevereiro (9h).
A prévia da inflação oficial deve acelerar para 0,82% em fevereiro, na mediana de pesquisa Broadcast, contra 0,31% em janeiro. As estimativas indicam IPCA-15 de 4,53% no acumulado em 12 meses, após 4,47% em janeiro.
A leitura do índice de preços deve ser pressionada pelos efeitos da nova alíquota do ICMS sobre os combustíveis, que passou a vigorar no último dia 1º, e também pelo aumento sazonal nas mensalidades escolares. Ainda as tarifas aéreas devem reduzir a queda. A boa notícia pode ser a alta menor de alimentação no domicílio.
Desde o susto do IPCA de janeiro (+0,42%) acima do consenso (+0,35%), aumentou a dose de cautela no mercado com o comportamento da inflação de serviços, que colocou em xeque o ciclo total de cortes da Selic pelo Copom.
Parte dos profissionais especula que o BC possa parar antes com o ajuste do juro ou que vá mais devagar (0,25pp) com o ritmo de relaxamento a partir de junho.
As apostas de mais duas quedas de meio ponto do juro nas próximas decisões do Copom (março e maio) estão contratadas, mas depois disso já não se tem tanta certeza, diante das mensagens de alerta que vêm do próprio BC.
ECO INVEST BRASIL – O presidente do BID, Ilan Goldfajn, disse que o governo da Inglaterra já demonstrou interesse em ser um dos doadores para o programa de Proteção Cambial, anunciado ontem em coletiva pelo governo federal. A ideia é estimular a captação de empresas brasileiras no exterior para que o setor privado seja um financiador de projetos de infraestrutura ligados à transição energética.
MAIS AGENDA – Nos EUA, o índice de confiança do consumidor medido pelo Conference Board deve piorar para 111,9 em fevereiro, contra 114,8 em janeiro. As encomendas de bens duráveis (10h30) devem cair 1,5% em janeiro.
AQUI – Entre os balanços, tem Marcopolo antes da abertura do mercado. Depois do fechamento, saem os resultados da CEF, Engie, Porto Seguro e XP. Haddad será substituído esta manhã (10h30) por Marina Silva em evento promovido pela Amcham. O encontro contará com a presença de Yellen. RCN terá reunião fechada com Kristalina Georgieva(FMI), às 14h15. A Rede TV exibe entrevista com Lula às 22h.
Conheça todos os produtos do Bom Dia Mercado.