Em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, fechou em alta de 0,86% e registrou o maior índice para o mês desde 2016. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor também ficou acima do registrado em fevereiro do ano passado, quando teve crescimento de 0,25%. No ano, a taxa da inflação ficou em 1,11%.
- Governo não vai reduzir mistura de biodiesel no diesel, diz Abiove
- Agronegócio já responde por mais de 1/4 da economia do país
Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, o aumento da inflação pode levar o Banco Central a aumentar as taxas de juros nas próximas semanas, elevando os preços das commodities, principalmente milho e soja.
“O custo da produção rural está subindo muito, assim como o gasto do consumidor também está em alta. Esse indicador que começa a se manifestar agora vai levar o Banco Central na semana que vem a aumentar as taxas de juros. Exemplos disso são os valores subindo do milho, soja, câmbio e combustível. Isso começa a impactar no custo da produção e consequentemente no consumo e quando a pessoa não tem renda pode-se provocar um rompimento”, diz o comentarista.
Por fim, Daoud ainda mostra-se preocupado com o cenário econômico. “Temos que tomar muito cuidado com esse tipo de inflação porque ela pode provocar um momento econômico que é chamado de estagflação, ou seja, uma economia paralisada com uma inflação muito alta”, conclui.