IBGE

IPP: setor de alimentos registra saldo positivo em agosto

O Índice de Preços ao Produtor é responsável pela mensuração dos preços médios da venda de produtos e serviços

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) no setor de alimentos registrou crescimento em agosto deste ano, após três meses com saldo negativo. Os dados foram publicados pelo IBGE na manhã desta quinta-feira (28).

O IPP é responsável pela mensuração dos preços médios da venda de produtos e serviços provenientes das indústrias extrativas e indústrias de transformação. 

Representando maior peso no IPP (de 24,27%), o setor de alimentos viu um crescimento de 0,08%, quando comparado com as variações mensalmente. De acordo com a Editoria de Estatísticas Econômicas do IBGE, o acumulado do ano na área ficou em -5,91% e -7,63% no acumulado dos últimos 12 meses.

Segundo o release da instituição, “o comportamento de seus preços (setor de alimentos) gerou a terceira maior influência tanto no acumulado no ano (-1,43 p.p., em -6,32%), quanto no acumulado em 12 meses (-1,80 p.p., em -10,51%)”.

Vale destacar as carnes de bovinos congeladas e sucos concentrados de laranja, que tiveram participação e influência expressivas no índice. 

A relevância de ambos permanece, mesmo com os dois tipos de produtos seguindo um comportamento de preços divergentes. Os preços dos sucos concentrados de laranja subiram por conta das variações positivas no mercado exterior. Já as carnes de bovinos congeladas registram queda pelo excesso de ofertas de animais para abate.

*Sob supervisão de Henrique Almeida

__

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.