Um caminhão carregado com 37 toneladas de soja evitou um potencial acidente na manhã desta quarta-feira (3) ao utilizar a zona de escape da BR-376, rodovia que liga Santa Catarina ao Paraná.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O motorista do caminhão identificou uma falha nos sistemas de frenagem a cerca de um quilômetro da zona de escape. Ele conseguiu ingressar 50 metros na área destinada.
Áreas de escape
Segundo informações da Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela administração do trecho, o mecanismo de segurança é composto por argila expandida (cinasita), inspirado em um conceito utilizado na Fórmula 1.
Estruturas implantadas nos km 671,7 e 667,3 da BR-376, em Guaratuba/PR, e no km 353 da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), no interior de São Paulo, destinam-se a veículos que sofrem falhas mecânicas, principalmente nos freios.
As áreas de escape da Arteris evitaram mais de 590 acidentes em três anos de operação.
Câmeras monitoram as áreas de escape 24 horas por dia.
Assim que um veículo entra na estrutura, operadores do Centro de Controle e Segurança Operacional acionam equipes de atendimento. São profissionais de saúde e ambulância, operadores de guincho e inspetores de tráfego.
Veja o vídeo do caminhão de soja
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.