Logística

Caminhão: saiba como transportar flores da maneira correta

Manter a temperatura em toda a cadeia produtiva é um dos principais cuidados para garantir a qualidade final

O Veiling Holambra é um dos principais centros de comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil. Com um sistema próprio de comercialização, o de pregão diário. Realizado por meio de um leilão de flores e plantas, compradores disputam lotes em igualdade de condições. A Cooperativa Veiling se tornou uma importante influenciadora na formação de preços no mercado brasileiro. É também referência mundial para o segmento em países da América Latina e Europa. Afinal são mais de 10 mil transações comerciais realizadas nos dias de maior movimento.

Atualmente a Cooperativa Veiling Holambra comercializa a produção de quase 400 fornecedores, de pequeno, médio e grande portes. Eles estão localizados em importantes polos produtivos em diversas regiões do país. Essa concentração de produtores fornece ao Veiling cerca de 3.500 variedades de flores e plantas ornamentais.  

O Veiling não oferece serviço de transporte, mas mantém uma área logística muito grande, em que os produtos são recebidos e distribuídos. Ao chegar ao Veiling, os produtos ficam armazenados nas condições de que precisam: em câmara fria ou dentro da área de produto climatizado. Após a comercialização, se o cliente tem área dentro do Veiling, o produto vai para a área do cliente nas mesmas condições de climatização. Caso contrário, segue para o destino final.

De acordo com Patricia Fabiano Fechelli, engenheira agrônoma e gerente de produto do Veiling Holambra, que cuida da qualidade dos produtos, há dois tipos de transporte que envolvem as flores: por parte do produtor até o Veiling e, por parte do comprador, do Veiling até o ponto de venda. “O maior cuidado no transporte de flores é evitar a oscilação de temperatura. Além disso, produtores e compradores devem ter boas práticas de limpeza e ações preventivas a fim de garantir a qualidade e a durabilidade dos produtos”, explica a agrônoma.

Confira a seguir algumas orientações para que o transporte de flores e plantas seja realizado adequadamente. de maneira a preservar a qualidade final.

Produtor

Há regras específicas para entregar o produto no Veiling. Os produtos que precisam ser mantidos em temperatura baixa, devem ser transportados em caminhões com câmaras frias para que fiquem nas mesmas condições que estavam no jardim. Segundo a agrônoma, quanto menor for a oscilação de temperatura, maior será a durabilidade das plantas.

Além disso, os caminhões devem estar em excelente estado e ser periodicamente higienizados. O Veiling analisa todos os lotes de produtos quando eles são entregues para ver se estão em condições adequadas de comercialização.

 

Cliente

Existem diversos tipos de cliente: os que carregam flores de corte de cadeia de frio, flores de corte que não precisam de refrigeração e flores envasadas. De maneira geral, o cliente também tem que ter um caminhão com excelentes condições, pois ele não pode quebrar a cadeia de frio. De tempos em tempos, ele deve higienizar o caminhão porque pode haver fungos e eles podem contaminar outros carregamentos de plantas.

Também deve contar com equipamentos que possibilitem isolar dentro do caminhão os produtos que precisam de refrigeração daqueles que não necessitam. O cliente deve estar atento ainda para armazenar os itens da maneira correta e não pode lotar o caminhão impedindo que o ar circule.