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TRANSPORTE

Maior comboio fluvial do Brasil transportará 75 mil toneladas de grãos pelo rio Madeira

Operação entre Porto Velho e Santarém será realizada com embarcação de alta capacidade, carga equivalente a 1.500 caminhões

cabotagem
Comboio de barcaças parado por causa da falta de condições da hidrovia (Fernanda Faria/Canal Rural)

No próximo sábado (22), o Brasil testemunhará a maior operação de transporte fluvial de grãos já registrada no país. A empresa Bertolini Transporte e Navegação será responsável por conduzir um comboio que transportará 75 mil toneladas de soja e milho – carga equivalente a 1.500 caminhões – entre Porto Velho (RO) e Santarém (PA).

A operação será viabilizada pelo novo empurrador Bertolini CL, projetado para movimentar 30 barcaças em um único comboio, superando o padrão atual de 20 unidades. Construída no estaleiro Beconal, a embarcação conta com quatro motores Mitsubishi S12R-MPTA, de 1.180 hp cada, garantindo maior potência e eficiência no transporte.

“A nova configuração amplia nossa capacidade de carga por viagem, reduzindo custos e diminuindo a pressão sobre o transporte rodoviário”, destacou Flávio Silveira, diretor Industrial da Bertolini.

Alternativa ao transporte rodoviário

O rio Madeira tem se consolidado como uma das principais rotas hidroviárias para a exportação do agronegócio do Centro-Oeste. Antes transportada por longas distâncias rodoviárias até Santos (SP) e Paranaguá (PR), a produção agrícola da região agora segue por vias fluviais até Santarém (PA), Itacoatiara (AM) e Barcarena (PA), reduzindo custos logísticos e prazos de entrega.

Rodrigo Teixeira, líder de negócios marítimos da Mitsubishi Marine, destacou a robustez dos motores do novo empurrador, projetados para operações de longa duração. “São equipamentos robustos e eficientes, compatíveis com as normas ambientais internacionais”, afirmou.

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